Página inicial Apresentação Fale Conosco
Próximos eventos Nossas realizações Revistas Patrocinadores Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
06 de outubro de 2015
Eutelsat e Facebook são parceiros em iniciativa de satélite para aumentar acesso à internet
 

As duas empresas irão desenvolver um sistema de satélite de alto rendimento empregando capacidade de banda larga no satélite Amos-6 da Spacecom

A Eutelsat Communications (NYSE Euronext Paris: ETL) – membro da EUBrasil – e o Facebook anunciaram a associação para uma nova iniciativa que aproveitará as tecnologias de satélite para fornecer acesso à internet a mais pessoas na África. Por meio de um contrato com a Spacecom, as duas empresas vão usar toda a carga útil da banda larga no próximo satélite Amos-6 e irão desenvolver um sistema que inclui capacidade de satélite, teleportos e terminais remotos. Com  cobertura de grande parte da África-subsaariana (República Democrática do Congo, República do Congo, Burundi, África Oriental, Quênia, Tanzânia, Uganda, Djibouti, Eritréia, Etiópia, Somália, Sudão, África Ocidental, Benin, Burkina Faso, Camarões, Chade, Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné Bissau, Libéria, Mauritânia, Mali, Níger, Nigéria, República Centro-Africana, Ruanda, Senegal, Serra Leoa, Togo e Zâmbia), Eutelsat e Facebook continuarão avançando para acelerar a conectividade para os muitos usuários sem acesso aos benefícios econômicos e sociais que a Internet traz.

“Estamos entusiasmados com esta oportunidade de acelerar a implementação de nossa estratégia de banda larga neste mercado e de nos associar nesta nova iniciativa com o Facebook para oferecer serviços complementares de internet. A experiência e a liderança na indústria da Eutelsat, em termos de satélites de alta performance em outras regiões do mundo, vão assegurar que possamos fornecer soluções de Internet a preços acessíveis e simples, conectando mais usuários à Internet e trazendo os benefícios da economia do conhecimento”, disse Michel de Rosen, Presidente e Diretor Geral da Eutelsat ao comentar sobre o acordo.

Spot beams para acesso comunitário e direto do usuário

A carga útil da banda Ka do satélite geoestacionário Amos-6, que começará a funcionar no segundo semestre de 2016, conta com feixes otimizados que cobrem grande parte do Ocidente, Oriente e África do Sul. A capacidade é ideal para o acesso direto, assim como o comunitário, à Internet, usando equipamento a preços acessíveis. Segundo o acordo, a capacidade será compartilhada entre a Eutelsat e o Facebook.

Tecnologia de satélite para atender à demanda acumulada

Usando tecnologia de satélite de ponta, Eutelsat e Facebook implantarão serviços de Internet para atender à demanda de conectividade acumulada dos inúmeros usuários na África, que hoje se encontram fora do alcance das redes terrestres fixas e móveis. As redes de satélite são ideais para conectar de maneira mais econômica as pessoas que estão em áreas de baixa à média densidade populacional e é esperado que a arquitetura de alto desempenho do satélite Amos-6 contribua para gerar rentabilidade adicional.

Eutelsat intensifica atividade de Internet na África

Esta capacidade de satélite permitirá que a Eutelsat aumente os seus serviços de banda larga na África-subsaariana, iniciado através de satélites banda Ku para atender a usuários corporativos. A Eutelsat está criando uma nova empresa baseada em Londres que cuidará da banda larga na África. A empresa será liderada por Laurent Grimaldi, anteriormente Diretor Geral da Tiscali International Network, e vai se concentrar em atender o segmento de clientes corporativos.

Facebook continua com a iniciativa Internet.org

Há dois anos, o Facebook anunciou a iniciativa Internet.org que visa acelerar a conectividade abordando as barreiras físicas, econômicas e sociais que impedem as pessoas de se conectar à Internet. Para o Facebook, este sistema de satélite é um dos inúmeros investimentos em tecnologia para permitir o acesso à banda larga a preços acessíveis para as populações sem conectividade. O Facebook planeja trabalhar com parceiros locais na África para empregar capacidade via satélite e terrestre e fornecer os seus serviços às áreas rurais.

“A missão do Facebook é conectar o mundo e acreditamos que os satélites desempenham um papel importante na superação de barreiras significativas para conectar as pessoas na África”, disse o vicepresidente da Internet.org Chris Daniels. “Estamos animados com a parceria com a Eutelsat para este projeto e continuaremos buscando novas maneiras de usar satélites para conectar as pessoas em áreas remotas do mundo de forma mais eficiente”, acrescentou.

****

Eutelsat e o Brasil

A Eutelsat do Brasil, a filial brasileira da Eutelsat Communications (NYSE Euronext Paris: ETL), também assinou recentemente um contrato de longo prazo com a SpeedCast Serviços Multimídia para fornecer capacidade em banda Ku para aplicações de vídeos corporativos através do seu satélite EUTELSAT 65 West A, a ser lançado no segundo semestre de 2016. Este satélite trará nova capacidade para o Brasil e suporte para a implantação do Ultra HD na região, prevista para começar no início dopróximo ano.

Fonte: EUBRASIL


Retonar à lista de notícias




 
Telefax: +55 (21) 2570-5854   |   abrapress@abrapress.com.br