Página inicial Apresentação Fale Conosco
Próximos eventos Nossas realizações Revistas Patrocinadores Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
22 de outubro de 2015
UE reforça a importância de um acordo com o Mercosul
 

A Comissária do Comércio da União Europeia (EU), Cecilia Malmström, anunciou a nova estratégia comercial e de investimento “Comércio para Todos” (Trade for All) em uma reunião que faz parte de um contínuo Diálogo da Sociedade civil (CSD) sobre a política comercial da UE.

A estratégia antecipa respostas às novas realidades econômicas em consonância com a política externa da UE. O objetivo é tornar a política mais responsável em matéria de comércio e de investimento, a fim de que beneficie o maior número possível de pessoas.

Prevê uma série de iniciativas que foram anunciadas com base na eficácia, transparência, valores e um programa de negociações comerciais. O principal objetivo dos acordos internacionais é aumentar o crescimento econômico. A comissária salientou que a Comissão Europeia (CE) irá prosseguir com as negociações para um Acordo de Livre Comércio ambicioso, equilibrado e abrangente com o Mercosul.

“Para colocar a estratégia e todos os princípios em prática, vamos trabalhar duro para concretizar as negociações atuais como o TTIP, Japão, China e Mercosul “, disse Malmström.

No início desta semana

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Armando Monteiro anunciou que a troca de ofertas comerciais entre Mercosul e União Europeia ocorrerá, no máximo, até o final de novembro.

“Fizemos a última reunião técnica que precede o início da troca de oferta. Já nos dirigimos à Comissária Europeia, Cecília Malmström, chamando à reunião em nível ministerial”, afirmou Monteiro de acordo com fontes oficiais do governo.

A troca de ofertas é o passo inicial para um acordo de livre comércio entre os dois blocos, quando cada lado apresenta a lista de produtos que podem ter tarifas e impostos zerados em uma relação comercial entre os países. Essa etapa é fundamental para que o acordo possa ser fechado.

Para ler a estratégia “Comércio para Todos”, clique aqui.

Fonte: EUBRASIL


Retonar à lista de notícias




 
Telefax: +55 (21) 2570-5854   |   abrapress@abrapress.com.br