Página inicial Apresentação Fale Conosco
Próximos eventos Nossas realizações Revistas Patrocinadores Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
03 de novembro de 2015
Delegação do Parlamento Europeu visita BH e Brasília
 

Com o objetivo de aprofundar o debate sobre temas de interesse entre Brasil e União Europeia (UE) como comércio, investimento e energia, a delegação dos 6 eurodeputados chegou em Belo Horizonte (MG) nesta segunda-feira (02/11). Na quarta-feira (04/11), parte rumo a Brasília (Distrito Federal) para cumprir a agenda que foi anunciada em Bruxelas, na reunião da Delegação do Parlamento Europeu para as Relações com a República Federativa do Brasil, ocorrida em setembro.

Em Belo Horizonte, os eurodeputados vão visitar um projeto pioneiro de gestão de cadeia sem guardas na Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) e de lá, vão se reunir com representantes da Federação da Indústria de Minas Gerais (FIEMG). A delegação também se reunirá com o deputado Adalclever Lopes (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

Em Brasília, participarão de um almoço com o presidente do Grupo de Amizade Brasil – União Europeia, o deputado Eduardo Barbosa e de reuniões com representantes do Poder Legislativo: Senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, Senador Roberto Requião (PMDB), presidente do Componente Latino-Americano do Organismo ao Parlamentar do Mercosul e co-presidente da Assembleia Parlamentaria Euro-Latinoamericana (EuroLat) e Jô Moraes (PCdoB), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

A delegação também se reunirá com o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e com Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal.  Encontrará representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e participará de um jantar com o embaixador João Gomes Cravinho, chefe da delegação da União Europeia no Brasil. Em comemoração ao 20º aniversário da cooperação UE-Brasil, vão participar de um encontro na Universidade Nacional de Brasília (UNB).

Os eurodeputados querem propor uma maior aproximação com a delegação da qual fazem parte a partir de 3 eixos temáticos: cooperação transfronteiriça, investimentos e energias renováveis.

“Queremos criar uma delegação no Congresso, não apenas um Grupo de Amizade. A ideia é formalizar uma delegação que se encarregue oficialmente das questões com a UE”, afirmou o presidente da delegação, eurodeputado Paulo Rangel.

Rangel também disse que é uma questão decisiva trazer membros do Congresso Nacional a Bruxelas no ano que vem para criar uma maior proximidade e que a própria delegação se encarregará de recebê-los e colocá-los em contato com as autoridades europeias.

A delegação é composta pelo deputado Paulo Rangel, presidente da Delegação para as relações com a República Federativa do Brasil (D-BR); António Marinho e Pinto, 1º  vice-presidente da (D-BR); Carlos Zorrinho, 2º vice-presidente da (D-BR) e membro da EUBrasil; Ashley Fox, membro do Grupo dos Conservadores e Reformistas Europeus; Inês Cristina Zuber, membro do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde e Pablo Zalba Bidegain, membro do Grupo do Partido Popular Europeu (Democratas-Cristãos).

Fonte: EUBRASIL


Retonar à lista de notícias




 
Telefax: +55 (21) 2570-5854   |   abrapress@abrapress.com.br