Página inicial Apresentação Fale Conosco
Próximos eventos Nossas realizações Revistas Patrocinadores Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
08 de abril de 2016
UE e Mercosul concordam em fazer avançar as negociações comerciais
 

A União Europeia (UE) e o Mercosul decidiram promover na segunda semana de maio a troca ofertas de acesso ao mercado, após uma reunião realizada hoje em Bruxelas, entre a Comissária de Comércio da UE, Cecilia Malmstrom, e o ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, que atualmente ocupa a presidência rotativa do Mercosul.

 

A troca de ofertas deverá especificar as formas de se aumentar a abertura recíproca aos bens e serviços entre a UE e o Mercosul, incluindo as compras governamentais. A reunião de hoje em Bruxelas proporcionou também o estabelecimento de um roteiro para as negociações no decorrer deste ano.

 

Após a reunião, a Comissária de Comércio Cecilia Malmstrom afirmou: "estou feliz porque agora podemos avançar com as negociações de longa duração. A Europa tem fortes laços econômicos e políticos com a América Latina. Melhorar as condições comerciais entre a UE e os países do Mercosul trará importantes benefícios econômicos para as nossas economias. Ambos os lados estão fortemente empenhados e por isso estou confiante em que a próxima troca de ofertas nos permitirá retomar com sucesso essas negociações no sentido de um acordo ambicioso e abrangente".

 

O processo intenso de negociações entre a UE e o Mercosul se estendeu entre 1999 e 2004 e após uma infrutífera troca de ofertas em 2004, as negociações foram suspensas por seis anos. Desde a retomada das negociações, em 2010, foram realizadas nove rodadas de negociações, preparando o trabalho para a próxima troca de ofertas.

 

O renovado apoio político por parte dos países do Mercosul e dos Estados-Membros da UE vai abrir o caminho para novas rodadas de negociações a serem realizadas no transcorrer deste ano.

 

As exportações da UE para a região têm aumentado de forma constante ao longo dos últimos anos, tornando o Mercosul o sexto mercado mais importante para as exportações da UE e o fluxo de comércio entre os dois blocos atingiu um montante superior a 88 bilhões de euros em 2015.

 

A UE é o principal parceiro comercial do Mercosul, seu maior provedor de serviços e também o maior investidor estrangeiro direto na região. As empresas europeias pagam mais de 4 bilhões de euros anualmente em impostos de importação quando exportam para os países do Mercosul.

 

Para informações adicionais, entrar em contato com:

 

Delegação da União Europeia no Brasil
Humberto NETTO, Assessor de Imprensa

+55 (61) 2104.3119, Humberto.netto@eeas.europa.eu

Fonte: EUBRASIL


Retonar à lista de notícias




 
Telefax: +55 (21) 2570-5854   |   abrapress@abrapress.com.br